A vida é curta!

A vida é curta!
Não perca tempo tentando desvendá-la, apenas curta-a!

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

EZLN


EZLN (Ejercito Zapatista de Liberacion Nacional), é uma organizacao armada mexicana de carater politico-militar e comporsta praticamente só de indígenas. Sua inspiracao política é o Marxicismo e o Socialismo Científico. Seu principal objetivo é fazer uma Revolucao Socialista no país, para criar uma sociedade mais justa.
Tudo comeco no estado de Chipas em 1 de janeiro de 1994, quando um grupo indígena encapuzado e armado ocuparam varias estancias mucipais (no mesmo dia que entrava em vigor o NAFTA), durante o governo de Carlos Salinas de Gortari, desestabilizando o governo mexicano e questionando suas promessas de estabilidade. Seu objetivo era derrotar o presitente elejido e estabelecer um governo socialista no México, seguindo o modelo de Cuba, Vietnam e Angola. Após a repressao militar que foi o objetivo da revolucao, decidiu aplicar uma atividade política para manter um carater radical de esquerda.
A teoria zapatista coloca eles a par de outros movimentos chamados pós guerra fria, assim como os sem terra brasileiros, os piqueteros argentinos, os colareros bolivianos, os okupas europeus, ou os antiglobalizacao de setores de sociedades hurbanas; ligados a um discurso de tarefas chamado de contracultural que se identificam com um suposto movimento de esquerda e anticapitalista que nao buscam, ao contrario de outros movimentos estadocentristas, o toma do poder estatal.
Sua luta pode ser plateada com tres declaracoes que tem a visao local e até mundial:
1. A defesa de direitos coletivos e individuais negados historicamente aos povoados indigenas mexicanos.
2. A construcao de um novo modelo de nacao que inclui a democracia, a liberdade e a justica como principios fundamentais de uma nova forma de fazer política.
3. O tecido de uma rede de resistencias e rebeldias altermundistas em nome da humanidade e contra o neoliberalismo.

''Los indigenas llevan más de 500 años resistiendo a la conquista.''

 ''Mi vos no faltó respeto a nadie, pero tampoco vino a pedir limonsas.''





Bem, isso é um pouco da historia mexicana. Uma revolucao a favor dos índios. Apenas algo que eu achei muito interessante quando me falaram e achei que mais pessoas pudessem se intessar por isso.
Obrigada pela visita! ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar a sua opinião! :D