A vida é curta!

A vida é curta!
Não perca tempo tentando desvendá-la, apenas curta-a!

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Tequila

Todos sabem que a bebida mais famosa produzida no México, é a Tequila. Mas será que sabem como é feita?
Aí vai um post falando sobre a produção de tequila.

A tequila só pode ser produzida em uma certa área demarcada pela Lei Mexicana, e esse área se localiza no estado de Jalisco. As principais cidades que produzem a tequila são Amatitan, Arandas, Zapotlanejo, Guadalajara e Tequila (de onde saiu o nome da bebida anteriormente chamada de "Regalo de los Dioses").


Agave Azul

Essa planta aí, é a planta utilizada para a produção da Tequila. Essa planta só pode ser encontrada em locais de clima árido e solo vulcânico. A planta precisa ter pelo menos 8 anos de idade para estar pronta para ser colida. Para a produção de 1L de tequila, são necessários pelo menos 7Kg de Agave Azul, então, com uma única piña de Agave, se pode fazer vários litros de tequila. CONSTE: Cada piña de agave pode pesar de 30 a 60Kg.


Piñas de Agave recém colidas

Depois que é colido o Agave, o pequeno caule da planta (piña, como é chamado) é assado por mais de 48 horas, e em seguida resfriado por mais 14h antes de ser retirado do forno. Isso é necessário para que as fibras da planta sejam convertidas em frutose (açúcar fermentável).
Após esfriarem, as piñas são colocadas em moinhos especiais onde é retirado todo o açúcar, e o resultado disso, é um rico liquido chamado de "Aguamiel". Este liquido é colocado em tanques de fermentação (como os para vinho ou cerveja), e é adicionado levaduras para a transformação do açúcar em álcool.


Tanques com "Aguamiel" em processo de fermentação

Depois de fermentado, esse "vinho de agave" tem um teor alcoólico de 10 a 12%. Esse vinho, deve ser destilado pelo menos 56 vezes, descartando o seu início e o fim, para adquirir o melhor da destilação. Depois de tudo isso, a tequila que nasce "Prata" ou "Blanca" é descansada em barris de carvalho branco ou envelhecida. Antes de ser colocada nos barris, a bebida precisa ser filtrada e tem seu teor alcoólico reduzido.
Para a bebida ser chamada de Tequila, é necessário uma composição de pelo menos 51% de Agave Azul.
A tequila é dividida em Blended (misturada, ex. Jose Cuervo Silver/Gold/Black) ou 100% Agave (ex. Jose Cuervo Tradicional/Reserva de la Familia). Mas além dessa divisão, podemos classificar a tequila conforme o tempo de envelhecimento dela em Blanco, Joven, Reposado, Añejo ou Extra Añejo.


Tequilas Jose Cuervo

Bom gente, é isso.
Espero que tenham gostado do post sobre a tequila.
Fiquem ligados que ainda tem muitas bebidas para desvendar!
Até a próxima. ;) Salud!