A vida é curta!

A vida é curta!
Não perca tempo tentando desvendá-la, apenas curta-a!

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Planta surpreendente está viva há 40 anos sem ar fresco dentro de uma garrafa



Uma planta cultivada dentro de uma garrafa de vidro está viva há 40 anos sem ar fresco ou água. O jardineiro David Latimer, 80 anos, plantou o exemplar em uma garrafa de vidro no domingo de Páscoa de 1960 e lacrou o frasco 12 anos depois. Mas, para sua surpresa, até hoje ela continua ‘firme e forte’. Especialistas dizem que a garrafa pode ser um perfeito ecossistema completamente autossuficiente com a planta e bactérias trabalhando ativamente no solo.

Originalmente foram plantados quatro mudas, mas logo que a garrafa foi lacrada, apenas uma muda sobreviveu. Ele brinca: "De fato, a última vez que a planta foi regada, Ted Heath era Primeiro-Ministro e Richard Nixon estava na Casa Branca."

A única coisa externa necessária para manter a planta viva durante tantos anos é a energia vital para promover a produção de glicose, seu alimento que a faz crescer e se manter viva. Evidentemente, a fonte energética vem do Sol.


A água já existia dentro da garrafa quando a planta foi inserida e ela continuou a ser reciclada, enquanto as bactérias da terra quebravam materiais orgânicos em decomposição que caíam da planta, liberando dióxido de carbono, tão necessário para o processo de fotossíntese. Ele tem orgulho de sua “obra” e a mantém embaixo de sua escada. Ele afirmou ao portal Daily Mail que espera deixar a garrafa para seus filhos quando morrer. Mas, se eles não quiserem, a Royal Sociedade de Horticultura da Inglaterra já demonstrou grande interesse em adquiri-la.

O jardim engarrafado apareceu na mídia quando o Sr Latimer mandou uma foto para a BBC Rádio 4 de Jardineiros, perguntando se tinha algum "interesse científico ou hortícola".

O designer de jardim e apresentador de televisão Chris Beardshaw disse que "é um grande exemplar de como as plantas podem reciclar, já que é o ciclo perfeito da vida." Acrescentou também que este é o principal motivo pelo qual a NASA estava interessada em levar plantas para o espaço: "Plantas são muito boas purificadoras de ar, filtram os poluentes, de modo que uma estação espacial pode se tornar totalmente sustentável.


FONTE:  DailyMail



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar a sua opinião! :D